Quando Jesus vai voltar?

jesus

Como cristãos, “aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo” (Tito 2:13). Mas quando isso acontecerá?

A Bíblia diz:

“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai… Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor… Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam… Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!” (Mateus 24:36,42,44; 25:13)

Então, não podemos nos deixar enganar por pessoas que espalham falsas profecias e tentam predizer o momento exato da volta de Jesus. Pode ser daqui há dez anos, ou menos, ou mais. Só saberemos quando acontecer. O mais importante é estarmos preparados para esse momento, a fim de não sermos pegos de surpresa. Como podemos nos preparar? Vivendo o Evangelho diariamente (Filipenses 1:27-29).

A Bíblia diz que antes de Jesus voltar virá o Anticristo e que esse impostor fará falsos sinais que enganarão aqueles que não se mantiverem firmes na fé em Jesus. O Senhor disse que surgirão falsos Cristos que enganarão a muitos, inclusive os eleitos, se for possível (Mateus 24:23-27). Mas nós não seremos enganados se soubermos como será a real Vinda do Senhor: Será como o relâmpago que sai do Oriente e se mostra no Ocidente, e então Ele virá sobre as nuvens do Céu (Mateus 24:27) e todos o verão (Apocalipse 1:7). Além do mais, quando Ele voltar, ocorrerá a ressurreição dos mortos (1 Coríntios 15:51-52; 1 Tessalonicenses 4:16-17) e o arrebatamento da Igreja, onde todos os crentes se encontrarão com Ele nos ares (1 Tessalonicenses 4:16-17); em seguida, haverá o julgamento final (Mateus 25:31-46). No entanto, isso só irá acontecer depois da Grande Tribulação (João 15:20). Sabendo disso, podemos distinguir a Sua real volta e não sermos enganados pelo Anticristo.

Muitos falsos mestres ensinam que a Igreja (os cristãos) será arrebatada antes da Grande Tribulação e que Cristo só voltará algum tempo depois disso, para reinar na terra (veja mais aqui: Ira futura, grande Tribulação e arrebatamento da Igreja). Mas esse ensino não é bíblico. A Bíblia diz que a Igreja enfrentará a Grande Tribulação, sim. Do mesmo modo que todos os profetas, apóstolos e até Jesus sofreram, nós também sofreremos perseguições e tribulações no fim dos tempos. Jesus disse: “Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês. Tratarão assim vocês por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou” (João 15:20-21). Além disso, Jesus não vai reinar na terra. Quem vai reinar na terra é o Anticristo. O próprio Cristo declarou: “O meu Reino não é deste mundo” (João 18:36). Ele reina do Céu, desde a Sua morte, ressurreição e ascensão e reinará para todo o sempre, como disse o apóstolo Pedro (Atos 2:30-36). Leia mais aqui: O Reino Milenar de Cristo, a prisão milenar de Satanás e a batalha de Gogue de Magogue (Batalha do Armagedom).

O apóstolo Paulo disse claramente que antes da vinda do Senhor, virá o impostor (Anticristo):

“Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reencontro com ele, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado. Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus. Não se lembram de que quando eu ainda estava com vocês costumava lhes falar essas coisas? E agora vocês sabem o que o está detendo, para que ele seja revelado no seu devido tempo. A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém. Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda. A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.” (2 Tessalonicenses 2:1-10)

Quem é o Anticristo? É aquele que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, nega também o Pai, que O enviou. Leia o que o apóstolo João escreveu sobre isso:

“Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai. Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar. Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou. Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda. Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.” (1 João 2:21-29)

“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo. Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. Eles vêm do mundo. Por isso o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve. Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.” (1 João 4:1-6)

 


Veja também: Quem é o Anticristo?